O trabalhador brasileiro agora pode solicitar o seguro-desemprego de casa, totalmente pela internet.
A iniciativa é do Ministério do Trabalho, com desenvolvimento da ferramenta pela Dataprev, e está disponível no Portal Emprega Brasil. O objetivo é garantir mais eficiência na prestação de serviços públicos, reduzir custos e oferecer mais comodidade ao trabalhador brasileiro.
Além de agilizar o atendimento, o seguro-desemprego 100% web vai permitir que um maior número de trabalhadores seja atendido por dia. Atualmente, são 600 mil requerimentos por mês, em média, no total (presenciais ou pela web). Outra vantagem é que o prazo para receber o benefício, que é de 30 dias, começará a contar a partir da solicitação feita pela internet.
Desde novembro de 2017, a solicitação do seguro-desemprego já podia ser feita pela web, mas o trabalhador ainda era obrigado a ir a um posto de atendimento para fazer a validação dos dados. Agora, se as informações estiverem corretas e não houver nenhuma pendência, ele consegue fazer todo o processo de casa, de forma segura e ágil.
“A partir dessa implantação, o número de trabalhadores que precisarão ir ao posto deve diminuir gradualmente na medida em que os dados vão se tornando mais consistentes e os processos de inteligência se aperfeiçoem automaticamente, diminuindo os riscos de fraude ou de inconvenientes para os trabalhadores”, explica Flávio Ronison, gerente de conta da Dataprev responsável pelo relacionamento com o Ministério do Trabalho.
E como fazer o requerimento pela web?
O requerimento do Seguro-Desemprego será feito pelo site Emprega Brasil, no endereço: https://empregabrasil.mte.gov.br/.
Para ter acesso aos serviços do Emprega Brasil, a primeira coisa que o trabalhador precisa fazer é se cadastrar no site. Ao clicar em “Cadastrar” abrirá a tela do cidadão.br, a ferramenta de autenticação do trabalhador no site.
Será necessário informar dados pessoais como:
- CPF;
- Nome;
- Data de nascimento;
- Nome da mãe;
- Estado de nascimento (se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”).
Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho física.
É preciso acertar pelo menos 4 das 5 perguntas. Caso o usuário não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para auxílio.
Acertando as perguntas, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.
Ao finalizar o cadastro, o trabalhador terá acesso ao Portal e aos serviços do Emprega Brasil. Uma das opções será “Solicitar Seguro-Desemprego”, a qual exigirá que o trabalhador informe o número do requerimento que está no comunicado de dispensa.
O usuário, então, será direcionado a seguir o passo-a-passo com oito etapas:
- Confirmação de dados do requerimento;
- Atualização das informações do requerente;
- Formação acadêmica (cursos acadêmicos e de qualificação profissional);
- Indicação de experiências profissionais mais relevantes;
- Objetivos profissionais;
- Pesquisa de vagas com seu perfil, se houver;
- Cursos de qualificação; e
- Confirmar a solicitação do benefício.
“Antes, todo esse processo era feito pelo posto. Agora, o trabalhador faz tudo pela internet, de forma ágil, intuitiva, interativa e segura. Esse é um caso de sucesso de um projeto ponta-a-ponta, com a criação de um Portal com diversos serviços para autoatendimento, que, além de facilitar a vida do trabalhador, também agregará valor e segurança para o negócio de nosso cliente”, enfatizou José Ferreiro Espasandin, gestor do projeto Emprega Brasil 2.0.
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