Você sabia que pode pagar o INSS como autônomo? É isso mesmo!
Se você é um trabalhador que exerce atividade por conta própria, precisa ficar atento e regularizar a sua contribuição junto à Previdência Social.
Antes de tudo, é importante lembrar que trabalhadores autônomos e profissionais liberais precisam dar atenção a esse assunto por causa da sua aposentadoria. Já que se não contribuir, não receberá o pagamento no futuro.
Veja o passo-a-passo sobre como pagar o INSS como autônomo!
- Faça sua inscrição no Programa de Integração Social (PIS);
- Escolha o tipo de contribuição e quanto você vai pagar;
- Preencha a Guia da Previdência Social (GPS);
- Pague a Guia da Previdência Social (GPS).
Mas o que é a GPS?
A GPS é o documento utilizado para pagar o seguro recolhido pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), garantindo ao contribuinte a sua aposentadoria caso efetue seu pagamento mensal. Além de proporcionar direitos como o auxílio doença, pensão por morte, auxílio acidente, auxílio maternidade e outros benefícios, a GPS também é usada para o recolhimento de contribuições sociais pelos trabalhadores autônomos, contribuintes individuais e facultativos, empresas, empregados domésticos e segurados especiais.
O Profissional pode gerar a Guia da Previdência Social (GPS) pela Internet, sem precisar ir ao Centro de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal.
É recomendado que se inicie o pagamento da GPS o mais cedo possível, pois nunca se sabe até quando se pode trabalhar.
O pagamento do INSS como autônomo só é possível para quem trabalha sem vínculo empregatício e presta serviço para pessoa física. Nos dois casos, você será inscrito como contribuinte individual no INSS.
Vale lembrar que o Microempreendedor Individual (MEI) também paga o INSS, porém, o meio de pagamento é através de guia DAS-MEI que é gerada no próprio Portal do Empreendedor. Quando o MEI paga a sua contribuição em dia ele passa a ter direito a vários benefícios como: aposentadoria por idade e invalidez, salário maternidade, auxílio-doença, (para gestantes e adotantes), além do direito de auxílio reclusão e pensão por morte para a família.
Portanto, há muitas vantagens para quem realizar o pagamento do INSS como autônomo, além de estar dentro da lei, o mesmo evita multas e penalizações.
E aí, achou o conteúdo interessante? Tem alguma dúvida? Comente no espaço abaixo.
R&R Contas, a parceria certa para você e sua empresa!